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Vêm aí o Inverno: Suplementação para melhorar o humor


Ginseng: A raíz concentra ginsenósidos, vitaminas (principalmente do grupo B) e minerais como o potássio, o cálcio, o fósforo, o ferro e o magnésio. Excelente no combate à astenia e os estados de desânimo

Hipericão: Melhora os sintomas depressivos, nomeadamente a depressão leve a moderada. Dos seus constituintes fitoquímicos, destaca-se a hipericina e a hiperforina, aos quais se atribui a sua acção anti-depressiva.
É muito eficaz e com poucos efeitos secundários quando comparado a fármacos anti-depressivos.
Em 2005 foi publicado um estudo no British Medical Journal, confirmando a sua eficácia também em depressões graves. No entanto, é uma planta que interage com outros medicamentos, por exemplo, a pílula anticoncepcional, o que se recomenda a sua toma sob a observação de um Naturopata credenciado.

Lúcia-lima: Indicada para estados de depressão e desânimo. Tem uma acção sedativa suave e alivia o mal-estar abdominal causado pela tensão nervosa.

Tomilho: É rico em lisina, que lhe confere um efeito sedativo, facilitando o sono.

Alecrim: Contém ácido rosmarínico, que o torna num tónico e estimulante de primeira linha para casos de fadiga e alivio dos sintomas depressivos.

Eleuterococo (ginseng siberiano): Tem um efeito revigorante sobre o corpo e a mente, pelo que está indicado nos casos em que o desânimo é acompanhado de fadiga e falta de motivação.

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As tâmaras e o trabalho de parto

Desde os tempos bíblicos, as tâmaras eram consideradas possuidoras de propriedades curativas profundas, mas só agora a ciência vem confirmar o que os nossos antepassados já sabiam.
Um estudo publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology em 2011 e intitulado "O efeito do consumo das tâmaras no final da gravidez[i]", apresentou a investigação do efeito do consumo das tâmaras nos parâmetros do trabalho de parto e nos seus resultados. Ao longo de 11 meses na Jordan University of Science and Technology, dois grupos de mulheres foram incluídas num estudo prospectivo onde 69 mulheres consumiram seis tâmaras por dia durante 4 semanas antes da data prevista para o parto, contra 45 mulheres que não consumiram nenhuma. Estas mulheres tinham parâmetros semelhantes por isso não houve diferença significativa na idade gestacional, idade e paridade (o número de vezes que a mulher engravidou) entre os dois grupos.
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Receita: Pudim de Pêra com Canela

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- A tâmara é rica em proteínas, minerais e vitaminas principalmente a vitamina C. A grande vantagem é que além de ser uma verdadeira doçura, ela é rica em fibras, potássio, cálcio e ferro sendo excelente tanto para crianças como adultos.

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