Avançar para o conteúdo principal

Para formar cérebros saudáveis, as crianças precisam de comida saudável


Uma dieta rica em nutrientes é essencial para as crianças desenvolverem de forma excelente as funcionalidades do cérebro. Um estudo recente publicado no Journal of Epidemiology and Community Health seguiu os padrões alimentares de quase 4000 crianças do nascimento até aos 8 anos de idade.
O estudo concluiu que as crianças que tinham uma alimentação rica em nutrientes, cheia de frutas e vegetais tinham uma pontuação superior na escala de QI ao atingirem os 8 anos de idade, quando comparados com crianças que tinham uma alimentação baseada em alimentos processados, gorduras e açúcar.1 Os alimentos que as crianças ingeriram teve um efeito dramático a longo prazo na função cerebral.
Considerando que o crescimento cerebral é mais rápido nos primeiros anos de vida, e continua a desenvolver-se durante a adolescência2, é importante que as crianças de todas as idades consumam alimentos ricos em nutrientes para assegurar o desenvolvimento adequado do cérebro.
Mães a amamentar que consumam alimentos ricos em nutrientes, passam esses nutrientes para os seus filhos, melhorando o desenvolvimento cognitivo das crianças.
As crianças que continuam a ser amamentadas, após os 12 meses, têm um QI mais elevado do que as crianças que são alimentadas à base de leite artificial.3 Se a maior proporção da alimentação da criança for leite materno também está correlacionado com um maior volume do cérebro na adolescência.4 Isto deve-se em parte, ao teor de DHA do leite materno, uma vez que o DHA é um importante componente das membranas celulares do cérebro. O leite materno, não é apenas uma importante fonte de DHA, mas também fornece muitos outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento do cérebro, como na promoção da saúde do sistema imunitário e respiratório e no suporte da saúde geral das crianças.5-7 
Com a introdução dos alimentos sólidos, um maior consumo de frutas e vegetais está associado a um QI mais elevado e melhores aptidões de memória quando as crianças atingem os 4 anos de idade.8  Em crianças em idade escolar, as deficiências vitamínicas e minerais, assim como um aumento na ingestão de colesterol está associado a uma diminuição de inteligência e a uma performance académica pobre.9-10

O cérebro usa a maior parte do oxigénio e produz mais energia do que qualquer parte do corpo, e portanto, é altamente suscetível ao stress oxidativo. O stress oxidativo é inflamação causada por radicais livres descontrolados.
Os radicais livres podem propagar-se pela célula danificando-a e eventualmente levar à morte desta. As células têm as suas próprias defesas de enzimas antioxidantes para processar os radicais livres, mas não são 100% eficazes, assim devemos consumir alimentos ou suplementos ricos em antioxidantes para ajudar a processar o resto.11 
A opressão das defesas antioxidantes do cérebro é um dos principais mecanismos de envelhecimento cerebral, e que tem sido associado às doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson e Alzheimer.12-13  Assim, uma dieta saudável rica em antioxidantes é especialmente benéfica para o cérebro e está provavelmente envolvida na associação entre o consumo de alimentos vegetais e pontuação mais elevada do QI.

Fontes:

1Northstone K, Joinson C, Emmett P, Ness A, Paus T. Are dietary patterns in childhood associated with IQ at 8 years of age? A population-based cohort study. J Epidemiol Community Health. 2011 Feb 7. [Epub ahead of print] PubMed PMID: 21300993.
2Porter JN, Collins PF, Muetzel RL, Lim KO, Luciana M. Associations between cortical thickness and verbal fluency in childhood, adolescence, and young adulthood. Neuroimage. 2011 Jan 19. [Epub ahead of print] PubMed PMID: 21255662.
3Mortensen EL, Michaelsen KF, Sanders SA, Reinisch JM. The association between duration of breastfeeding and adult intelligence. JAMA. 2002 May 8;287(18):2365-71.
4 Isaacs EB, Fischl BR, Quinn BT, et al. Impact of breast milk on intelligence quotient, brain size, and white matter development. Pediatr Res. 2010 Apr;67(4):357-62.

           5 Ladomenou F, Moschandreas J, Kafatos A, et al. Protective effect of exclusive breastfeeding against infections during infancy: a prospective study. Arch Dis Child. 2010 Dec;95(12):1004-8.
6Katzen-Luchenta J. The declaration of nutrition, health, and intelligence for the child-to-be. Nutr Health. 2007;19(1-2):85-102.
7University of Texas Health Science Center at Houston (2010, November 1). Breast milk study furthers understanding of critical ingredients. ScienceDaily. Retrieved February 21, 2011, from http://www.sciencedaily.com­ /releases/2010/10/101027145849.htm
8Gale CR, Martyn CN, Marriott LD, et al. Dietary patterns in infancy and cognitive and neuropsychological function in childhood.  J Child Psychol Psychiatry. 2009 Jul;50(7):816-23.
9Schoenthaler SJ, Bier ID, Young K, Nichols D, Jansenns S. The effect of vitamin-mineral supplementation on the intelligence of American schoolchildren: a randomized, double-blind placebo-controlled trial. J Altern Complement Med. 2000 Feb;6(1):19-29. PubMed PMID: 10706232.
10Zhang J, Hebert JR, Muldoon MF. Dietary fat intake is associated with psychosocial and cognitive functioning of school-aged children in the United States. J Nutr. 2005 Aug;135(8):1967-73.
11Kidd, Parris M. "Neurodegeneration from Mitochondrial Insufficiency: Nutrients, Stem Cells, Growth Factors, and Prospects for Brain Rebuilding Using Integrative Management." Alternative Medicine Review 10 (2005): 268-293.
12Aliev G, Smith MA, Seyidova D, et al. The role of oxidative stress in the pathophysiology of cerebrovascular lesions in Alzheimer’s Disease. Brain Pathol 2002;12:21-35.
13Barja G. Free radicals and aging. Trends Neurosci 2004;27:595-600.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d