Avançar para o conteúdo principal

Naturopatia: aprender a confiar no organismo


A naturopatia é uma terapia multidisciplinar que reconhece no organismo humano uma capacidade inata para se recuperar. O importante é saber como ajudar o organismo a fazê-lo. E muitas vezes um simples composto de uma planta pode fazer a diferença.

Na naturopatia combinam-se conhecimentos de outras terapias alternativas, da fitoterapia, que se serve de plantas medicinais, à homeopatia, passando pela nutriterapia (que implica uma dieta direcionada para o problema em questão), pela oligoterapia (que usa em quantidades mínimas elementos como o cobre ou o magnésio, que fazem parte do nosso organismo), e pelo uso dos mais variados minerais ,vitaminas e amnioácidos. Tudo isto combinado com princípios mais genéricos que se aplicam a qualquer um de nós, como o cuidado com a alimentação e um estilo de vida saudável. O importante acima de tudo é perceber exatamente o que está na origem dos problemas.

"A primeira consulta, a anamnese, demora no mínimo duas horas", explica-nos Mercedes Alvarez, naturopata. É a altura para conhecer a pessoa e todo o seu contexto. Questiona-se sobre as patologias na família, sobre as patologias da própria pessoa quando já diagnosticadas, mas também sobre o estilo de vida e os hábitos de alimentação, entre outros factores. "Normalmente quem vem a uma consulta vem por duas razões", diz-nos. "Ou já tem a patologia diagnosticada e está a ser tratada mas está a tentar atenuar os efeitos secundários ou então não foi ainda diagnosticada através de exames mas tem queixas concretas".

Nestes casos, "o passo a seguir é pedir que realize exames junto do médico de família". As pessoas são genética, cultural e emocionalmente diferentes umas das outras. Mesmo havendo um diagnóstico claro de uma patologia, a naturopatia continua a manter a ideia de individualização do paciente. Daí que toda a informação seja essencial, já que a naturopatia procura ter uma visão holística sobre o corpo, vendo-o como um sistema único e não uma simples soma das partes.

Esta ideia do corpo como um todo não é de todo exclusiva da naturopatia. A Organização Mundial de Saúde (OMS), num documento intitulado Benchmarks for Trainingin Naturopathy, explica-nos que "muitos dos princípios filosóficos que sustentam a prática da naturopatia remontam à Grécia Antiga" e aos ensinamentos de Hipócrates em particular. Embora esta terapia tenha tido evoluções diferentes, as suas origens remontam ao século XIX, numa Alemanha já em plena Revolução Industrial.

Mercedes explica-nos que os primeiros praticantes "normalmente eram médicos que de uma maneira geral não estavam satisfeitos" com as práticas do seu tempo. E acabaram por recorrer a princípios mais naturais, precisamente numa altura em que o mundo desenvolvido começava a dar sinais do que seria o futuro. Mas com os aspectos positivos da industrialização, vieram também maiores níveis de toxicidade. E esta é uma preocupação que está como nunca na ordem do dia, seja por questões ecológicas (o meio envolvente tem impacto na saúde do ser humano) seja por hábitos novos que se foram criando.

Uma ajuda natural

Entre as diferentes vertentes com que a naturopatia procura abordar os que a escolhem, destaca-se naturalmente o uso de plantas. "Cada planta tem diversos compostos, muitos ainda estão por descobrir", recorda a naturopata, que nos explica que na naturopatia se procura utilizar o totum vegetal, e não princípios ativos isolados, como forma de minimizar os efeitos secundários.  O que nos recorda não só do potencial dos mais variados elementos que o homem encontra na natureza, como também da importância de uma relação mais cuidada e informada entre o homem e o mundo envolvente. E a verdade é que mais de 100 anos depois dos primeiros praticantes de naturopatia terem surgido, os cientistas continuam a descobrir propriedades nas mais variadas plantas – e a própria indústria farmacêutica percebeu desde muito cedo que a natureza esconde um imenso potencial. A famosa e já centenária aspirina, que começou a ser comercializada em 1899, vai buscar uma das suas mais importantes componentes, o ácido salicílico, a uma planta chamada spiraea ulmaria.

Enquanto terapia, a naturopatia procura fortalecer o organismo, facilitando mecanismos naturais de combate a doenças crónicas, como por exemplo a asma. E pode também ser uma ajuda extra à medicina convencional. Mercedes Alvarez dá-nos um exemplo em particular: o tratamento do cancro pela radioterapia ou pela quimioterapia, onde "tanto as células sãs como as cancerígenas são atacadas". Não interferindo com os tratamentos, a naturopatia tem pelo menos a vantagem de "aliviar as sequelas". Tratando-se de um processo particularmente violento e extenuante para um paciente, o próprio médico poderá informá-lo sobre terapias complementares que possam aliviar um processo tão desgastante, até do ponto de vista psicológico.

Prevenir pela alimentação
A naturopatia funciona também com um espírito de prevenção. Mas atenção: "a pessoa tem de estar consciente e ser responsável pela sua saúde", diz-nos Mercedes, que faz questão de realçar que as terapias naturopáticas só por si não serão suficientes para debelar de vez um problema. "Podemos prescrever tudo a uma pessoa para tratar uma patologia e a pessoa faz o tratamento durante três, quatro, seis meses e melhora". Mas se a pessoa deixar o tratamento e mantiver certos hábitos que lhe são prejudiciais, inevitavelmente voltará a sentir os mesmos sintomas e o mesmo desconforto.

A propósito desta ideia, questionamos a naturopata sobre se a terapia implica inevitavelmente uma mudança de estilo de vida. "Implica – diz-nos – mas não tem de ser drástica nem violenta". Na verdade, por vezes algumas alterações nos hábitos alimentares, coisas tão simples como substituir um ou outro alimento de uma dieta, pode ser porta aberta para uma mudança positiva. E existem conselhos tão práticos como o consumo de cerejas para controlar o ácido úrico, ou o consumo de melancia, "um drenante natural", para edemas.

É aqui que percebemos que a naturopatia tem no equilíbrio do sistema digestivo um dos seus principais objetivos.
Mercedes conta-nos inclusive a história de uma paciente sua, a quem receitou remédios naturopáticos. Ocupada entre viagens de avião, viu-se impossibilitada de, durante um mês e meio, levar a cabo a terapia recomendada. No entanto os conselhos sobre alimentação já permitiam sentir as primeiras mudanças. A naturopata explica-nos que a "mucosa intestinal tem de ser impermeável". E isto parte de um princípio tão simples quanto fazer da nossa alimentação uma muralha contra agressões externas.

Desde 2003 que a Naturopatia é uma das seis terapias alternativas legalmente reconhecidas em Portugal. O facto de os seus suplementos não serem comparticipados, o que os encarece, é uma das dificuldades atuais. Mas para quem estiver interessado em descobrir mais, o melhor mesmo será informar-se, por exemplo junto de uma associação, e procurar um naturopata credenciado. Afinal de contas, a ciência continua a descobrir novas ferramentas que ajudem a fortalecer a saúde do ser humano. E a natureza ainda esconderá alguns segredos que importa descobrir.



Fontes:
- Mercedes Alvarez, naturopata
- Organização Mundial de Saúde - Benchmarks for Training in Naturopathy

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d