Avançar para o conteúdo principal

Parto por Cesariana pode estar associado a uma maior incidência de Doença Celíaca em crianças


Abstract Title: Cesarean delivery is associated with celiac disease but not inflammatory bowel disease in children.

Abstract Source: Pediatrics. 2010 Jun;125(6):e1433-40. Epub 2010 May 17. PMID: 20478942

Abstract Author(s): Evalotte Decker, Guido Engelmann, Annette Findeisen, Patrick Gerner, Martin Laass, Dietrich Ney, Carsten Posovszky, Ludwig Hoy, Mathias W Hornef

Article Affiliation: Department of Pediatrics, Institute for Medical Microbiology and Hospital Epidemiology, Hannover Medical School, Hannover, Germany.

Abstract:

OBJECTIVOS: O propósito deste estudo foi analisar a possível associação entre o parto por cesariana e doenças inflamatórias intestinais em crianças.

METODOLOGIA: Um estudo de caso-controle multicêntrico retrospectivo, que incluiu 1.950 crianças foi realizado em cooperação com 26 hospitais pediátricos universitários e 16 não universitários. Informações acerca das manifestações da doença intestinal, juntamente como o tipo de parto e a idade gestacional na altura do parto, complicações pós-parto, e amamentação, foram recolhidas pelos médicos das crianças e pelos seus pais que estavam a ser tratados por um gastroenterologista para a doença de Crohn (DC; 516 casos), colite ulcerativa (250 casos), doença celíaca (157 casos), e outras doenças gastrointestinais (165 casos) e grupo de controle que estavam a ser acompanhado por oftalmologistas, ortodologista e dentista (862 casos).

RESULTADOS: Considerando que a taxa de cesarianas em crianças com doença de Crohn ou colite ulcerosa foi semelhante ao de grupo controle, mas um número significativamente maior de nascimentos por cesariana foi encontrada em crianças com doença celíaca em comparação com indivíduos do grupo de controlo (odds ratio: 1.8 [95% confidence interval: 1.13-2.88]; P = .014).

CONCLUSÕES: O tipo de parto e a sua associação a alterações no desenvolvimento da homeostase entérica durante o período neonatal pode influenciar a incidência da doença celíaca.

Data do Artigo Publicado: Jun 01, 2010
Tipo de Estudo : Meta Analysis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As tâmaras e o trabalho de parto

Desde os tempos bíblicos, as tâmaras eram consideradas possuidoras de propriedades curativas profundas, mas só agora a ciência vem confirmar o que os nossos antepassados já sabiam.
Um estudo publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology em 2011 e intitulado "O efeito do consumo das tâmaras no final da gravidez[i]", apresentou a investigação do efeito do consumo das tâmaras nos parâmetros do trabalho de parto e nos seus resultados. Ao longo de 11 meses na Jordan University of Science and Technology, dois grupos de mulheres foram incluídas num estudo prospectivo onde 69 mulheres consumiram seis tâmaras por dia durante 4 semanas antes da data prevista para o parto, contra 45 mulheres que não consumiram nenhuma. Estas mulheres tinham parâmetros semelhantes por isso não houve diferença significativa na idade gestacional, idade e paridade (o número de vezes que a mulher engravidou) entre os dois grupos.
Os resultados do estudo foram os seguintes:
• Melhoria da dilatação cervical:

Fibromialgia vs dieta vegetariana

São muitas as mulheres que sofrem de fibromialgia, uma condição caracterizada por meses de dor generalizada, fadiga, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, pensamentos confusos, dores de cabeça, dor lombar entre outros sintomas. Esta condição tem um enorme impacto sobre a qualidade de vida de quem dela sofre pois impede a realização das actividades do quotidiano com a mesma leveza de quem não padece de fibromialgia. Para já a sua causa é desconhecida, não havendo de momento nenhum tratamento 100% eficaz mas existem rotinas, hábitos e comportamentos que podem ser adoptados de forma a minimizar os sintomas que tanto debilitam estas mulheres (e alguns homens).
De acordo com uma das últimas revisões sobre fibromialgia e nutrição, a dieta vegetariana pode oferecer alguns efeitos benéficos na manutenção dos sintomas. [Rheumatol Int. 2010] Em 1991, uma pesquisa foi enviada a centenas de pessoas que sofriam de várias condições de dor crónica, incluindo fibromialgia. Nesse questionário pro…

Receita: Pudim de Pêra com Canela

Quando o meu filho era mais pequeno e estava a atravessar aquela fase em que simplesmente se alimentam do ar (a anorexia dos 2 anos), eu fazia-lhe esta espécie de pudim com sementes de chia que ele comia e lambia os dedos...ou seja, um êxito! Escusado será dizer que é delicioso tanto para os pequenos como para os grandes...ahhh e nutritivo!!
- A tâmara é rica em proteínas, minerais e vitaminas principalmente a vitamina C. A grande vantagem é que além de ser uma verdadeira doçura, ela é rica em fibras, potássio, cálcio e ferro sendo excelente tanto para crianças como adultos.

- As pêras são ricas em fibras, vitamina A e C com importantes ações antioxidantes.
Também é uma excelente fonte de minerais como o fósforo, cálcio e ainda contém algum ferro.

- A canela auxilia no tratamento de diversas doenças. A canela estimula a salivação e os sucos gástricos, facilitando a digestão como tal, ajuda em casos de aerofagia, digestões difíceis a acidez estomacal.


Ingredientes

- 7 colheres de sopa de …