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Alimentos Funcionais

Alimentos funcionais são alimentos que, produzem efeitos fisiológicos benéficos para a saúde, além das suas funções nutricionais básicas.
O seu efeito ocorre principalmente quando estes são consumidos como parte de uma dieta regular.
Historicamente, a utilização de certos alimentos na redução do risco de doenças é considerada à milhares de anos. Hipócrates há cerca de 2500 anos atrás já pregava isso numa das suas célebres frases: "faz do teu alimento o teu medicamento". No entanto, somente no final deste último século, na década de 90, é que começou haver um interesse renovado por esse assunto, e foi quando o termo "alimento funcional" passou a ser adoptado. As pesquisas intensificaram-se e o conceito de alimento funcional tornou-se mais conhecido do público em geral.
O Japão foi o pioneiro na produção e comercialização de alimentos funcionais. Conhecidos como FOSHU, "Foods for Specified Health Use", os alimentos funcionais japoneses sustentam um selo de aprovação do Ministério da Saúde e Bem Estar. A lei japonesa foi elaborada em junho de 1997, mas não é a única atualmente. Hoje, vários países contam com uma legislação específica.

Para que as funções do organismo estejam reguladas e a prevenção de doenças a partir da alimentação seja suficiente, é preciso equilibrar a dieta, ingerindo diferentes alimentos durante a semana, pois o corpo necessita de quantidades distintas de cada nutriente.
Um dieta equilibrada, rica em alimentos frescos, integrais, orgânicos e funcionais, permite que o organismo entre num processo de eliminação de toxinas acumuladas.
Incluir o alimento certo no seu menu é essencial para controlar um determinado problema de saúde. Por exemplo, para baixar o colesterol, o recomendado é o consumo de fibras, como a aveia, porém é necessário também reduzir o consumo de carnes vermelhas e produtos industrializados. Se isto não acontecer de nada vai adiantar consumir uma boa quantidade de aveia todos os dias.

Tal como o "Pai da Medicina (Naturopatia)", Hipócrates, citou:

" Se pudermos dar a cada indivíduo a quantidade exata de nutrientes e de exercício, 
que não seja insuficiente, nem excessiva, teremos encontrado 
o caminho mais seguro para a saúde".

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