Avançar para o conteúdo principal

Alfarroba

Fruto da alfarrobeira, árvore nativa da Costa do Mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem cuja polpa, quando torrada e moída, torna-se um excelente substituto ao cacau.

Esta farinha possui apenas 0,7% de gordura e um elevado teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%.

A alfarroba tem um sabor adocicado, a sua vagem que mede cerca de 10 a 20 cm de comprimento e demora à volta de um ano para amadurecer. Dentro dessa vagem encontram-se de 10 a 16 sementes, ou quilates, que na Antiguidade eram utilizados pelos mercadores para avaliar o peso das jóias, em razão do seu pouco peso e uniformidade. 


SEM CAFEÍNA, GLÚTEN, LACTOSE E COLESTEROL 


A alfarroba não contém cafeína e teobromina (presentes no cacau), dois fortes estimulantes do sistema nervoso e do ritmo cardíaco, que são inclusive transmitidos aos bebés através do leite materno.

Embora apresente um elevado teor de açúcares, a alfarroba possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídos e a alta quantidade de fibras. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal dá-se pela protecção da membrana mucosa do intestino, bem como na redução significativa da incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.

A alfarroba ainda possui vitamina B1 e um alto teor de vitamina B2. O facto de não haver açúcar (sacarose) na sua formulação torna o produto “light” e permite uma boa aceitação pelos diabéticos.

Por não conter glúten, a alfarroba pode ser consumida por celíacos, pessoas que tem restrições ao glúten. Reduz efectivamente, também, a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol. O seu poder Hipocolesterolemiante é o dobro de outras fibras.

VALORES NUTRICIONAIS

A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1 tanto quanto o espargo ou morango, a mesma quantidade de niacina do feijão, da fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A do que a beringela, o espargo e a beterraba. Possui ainda

Além da vitamina B2, a alfarroba possui também cálcio, magnésio e ferro, bem como um correcto equilíbrio entre de potássio e sódio.

Estudos recentes mostraram que a alfarroba possui propriedades antioxidantes. 


RECEITA: Pedaço de céu de Alfarroba e coco 


Ingredientes:
- 2 chávenas de farinha de arroz integral 
- ½ chávena de chá de farinha de alfarroba 
- 1 colher de sopa de fermento em pó 
- 1 ½ chávena de chá de coco ralado 
- 1 chávena de chá de açúcar de coco 
- 2 chávenas de chá de água 

Mistura as farinhas com o fermento de modo a não originar grumos. 
Depois adiciona o coco ralado (reservar ½ chávena) e o açúcar. Mexer bem.
Por fim, acrescenta-se a água em simultâneo e envolver bem. Vai adicionando água até a mistura ficar cremosa mas ligeiramente espessa. Mexe muito bem para não ficar com grumos. 
Unta com óleo de coco e polvilha com farinha uma forma de bolo. Verte o preparado e polvilha com o coco que sobrou, guardando ainda algum para a decoração do bolo.
Leva ao forno a 190º C durante cerca de 30 minutos ou até ficar bem fofo e cozido. Retirar do forno, desenformar e polvilhar com o restante coco. 


Fonte: Revista Vegetariana

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d