Avançar para o conteúdo principal

Estudo: O sumo de Beterraba aumenta, numa única dose, a função cognitiva

Um estudo recente publicado no Journal Psychology & Behavior (1) com 40 pessoas saudáveis demonstrou melhorias nos seus desempenhos cognitivos medidos através de testes específicos, 90 minutos após beberem 450 ml de sumo de beterraba quando comparado com o grupo placebo (maçã / sumo de groselha, que são pobres em nitratos).

É extraordinário como este estudo demonstra que o desempenho do cérebro pode ser melhorado de forma bastante rápida com o simples gesto de beber sumo de beterraba (rico em nitratos alimentares, o que leva a mais óxido nítrico para melhorar o fluxo de oxigénio no cérebro).

Os nitratos derivados dos vegetais são consumidos como parte de uma dieta normal e são reduzidos via endógena de nitrito a óxido nítrico. Neste estudo, demonstrou-se que o sumo de beterraba melhora a função endotelial, reduz a pressão arterial e o gasto de oxigénio nos exercícios intensos e aumenta a perfusão regional no cérebro.

Este trabalho de investigação avaliou os efeitos do nitrato na dieta sobre o desempenho cognitivo e os parâmetros do fluxo sanguíneo cerebral do córtex pré-frontal (CBF) em adultos saudáveis. Neste estudo, duplo-cego, randomizado, com grupos de estudo paralelos e grupos controlados por placebo, 40 adultos saudáveis foram divididos. Uns receberam o sumo placebo, outros o ingeriram 450ml (nitrato de 5,5 mmol) de sumo de beterraba.

Passado 90 minutos da ingestão/absorção do sumo, os participantes realizaram uma sequência de tarefas cognitivas que activaram o córtex frontal durante 54min. Através da Espectroscopia de Infravermelho (NIRS) foi monitorizado o fluxo sanguíneo cerebral do córtex pré-frontal e a hemodinâmica, indexados por mudanças de concentração de hemoglobina oxigenada e desoxigenada no córtex frontal por toda parte.

A bioconversão de nitrato para nitrito foi confirmada no plasma por quimioluminescência tendo por base o ozono. O nitrato da dieta modulou a resposta hemodinâmica ao desempenho de tarefas, com um aumento inicial no fluxo sanguíneo cerebral do córtex pré-frontal (CBF) no período inicial da tarefa, seguido de reduções consistentes durante as tarefas menos exigentes.

Estes resultados mostram que a administração de uma única dose de nitrato dietético consegue modular a resposta do fluxo sanguíneo cerebral do córtex pré-frontal (CBF) para o desempenho de tarefas e pode potencialmente melhorar o desempenho cognitivo. Sugere ainda um possível mecanismo pelo qual o consumo de vegetais pode ter efeitos benéficos sobre a função cerebral.

Como podemos observar, a intervenção com o sumo de beterraba resultou na modulação da resposta hemodinâmica (RH) no córtex pré-frontal durante a realização das tarefas. Em neurobiologia a RH envolve a entrega rápida de sangue para os tecidos neuronais activos. Os efeitos vasodilatadores do nitrato de beterraba e aumento subsequente de oxigénio e outros nutrientes pode ajudar a explicar as melhorias na função cognitiva no grupo de intervenção.

É bastante surpreendente que uma única dose de sumo de beterraba (450 ml), possa resultar em melhorias quase imediatas na cognição. Este é um bom augúrio para aqueles que procuram uma opção viável para o café ou o chá, uma vez que os utilizadores habituais de tais bebidas estimulantes desejam efeitos imediatos. A diferença aqui, é claro, é que as beterrabas são um alimento e, portanto, pode ser considerado um agente de suporte mais sustentável e nutritivo para o cérebro. Além disso, a beterraba é um alimento repleto de nutrientes carregando uma ampla gama de benefícios colaterais, que incluem benefícios cardiovasculares, prevenção do cancro e apoio ao funcionamento do fígado.


Nota:

Em Junho de 2011, um estudo publicado no Journal of Functional Foods, concluiu que um "shot" de 70 ml de sumo de beterraba era o suficiente para reforçar os nossos níveis de antioxidantes.

Segundo os investigadores, esse "shot" de beterraba fornece uma elevada quantidade de antioxidantes biodisponiveis, sendo uma forma económica e de fácil acesso para reforçar o nosso estado nutricional.



1- Physiology & Behavior, Volume 149, 1 October 2015, Pages 149–158
2- Eur J Appl Physiol. 2015 Apr 7.



Naturopata Vera Belchior (N.D.)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d