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Porque te escondes do sol?


 

Passamos imenso tempo dentro de casa, trabalhamos entre quatro paredes, as nossas actividades de lazer passam muito por ambientes também eles fechados, usamos protectores solares, andamos de carro...já viste bem a quantidade de vezes que estamos escondidos do sol?!?

Não é de estranhar que 90% da população mundial tenha deficiências de vitamina D.
Sim, mesmo tu, eu ou nós que vivemos em zonas com sol temos maioritariamente baixos níveis desta hormona tão essencial para a nossa saúde.

Desde os anos trinta que se sabe que a vitamina D participa na absorção e no metabolismo do cálcio e na calcificação dos ossos mas agora sabe-se que a sua intervenção não é limitada e que é essencial para todas as funções do nosso corpo. O sintoma mais frequente de défice de vitamina D é a fadiga prolongada, sem causa aparente, seguido de dores articulares, falta de força e de resistência que não são explicadas pelas actividades diárias.

A deficiência em Vitamina D está relacionada com:
- Doenças auto-imunes
- Doenças cardiovasculares
- Doenças neurológicas
- Deficiências cognitivas
- Doenças osteoligamentares
- Osteoporose
- Doenças oncológicas
- Alergias
- Fibromialgia
- Fadiga crónica
- Doenças metabólicas, entre muitas outras

É importante esclarecer que o calciferol praticamente não existe nos alimentos, podes eventualmente consumir alimentos fortificados em vitamina D mas nunca saberás se estás a fazer a compensação necessária quando comparado à exposição solar.

A manutenção de um adequado nível sanguíneo de vitamina D depende da quantidade e qualidade de exposição solar que te permites expôr.

A pele deve ser exposta ao sol ao início ou ao fim do dia quando a tua sombra é maior ou igual a ti e porquê? porque a inclinação dos raios solares durante este período é rica em raios UV (Ultra Violeta) de tipo B, ou seja, o tipo de radiação ideal para ativar na pele a produção de vitamina D.

Nessa altura, deves permanecer ao sol cerca de 20 a 40 minutos para que a tua pele produza a quantidade de vitamina D necessária para o resto do dia.

Sem protetor solar, claro!! O protetor solar impede-te de produzir vitamina D.

Dica: A exposição gradual ao sol é a forma mais eficaz de evitares as queimaduras solares, mas sempre com bom senso e evitando as horas mais agrestes (12h-16h no verão e 12h-14:30/15h no inverno)




Perde o medo irracional ao sol e deixa-o entrar na tua vida!!  



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