Avançar para o conteúdo principal

Bacopa: A Planta dos distúrbios Psicológicos

Também conhecida como Brahmi pela medicina Ayurvédica ou hissopo de água, a Bacopa monnieri e a Bacopa monniera  são um género de plantas aquáticas pertencentes à família Plantaginaceae. São nativas da Índia, onde crescem em regiões pantanosas. No Ocidente, é uma planta de água frequentemente encontradas em aquários.

As folhas contêm saponinas, incluindo bacosides aos quais se atribui as propriedades terapêuticas da planta.
A Bacopa monnieri é assim, muito utilizada como complemento ao tratamento de uma ampla gama de condições relacionadas com a saúde mental, incluindo a doença de Alzheimer, a perda de memória, a ansiedade, os sintomas de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a epilepsia e como tónico geral para combater o stress, com a vantagem de causar muito poucos efeitos secundários.
Em algumas situações clínicas, a Bacopa também é útil no tratamento de dores nas costas, nas articulações e disfunções sexuais em ambos os sexos. (1)

O seu desempenho medicinal tem vindo a ser comprovado com sucesso cientificamente, o que confirma as suas práticas baseadas no empirismo. Isto significa que a nível de evidências, a Bacopa tem demonstrado eficácia clínica na regulação da produção de dopamina, diminuindo-a ou aumentando-a, conforme necessário. (2) Eis algumas das acções terapêuticas.


Propriedades Adaptogénicas:
 Cerca de 80% das visitas a médicos de cuidados primários são devidas a queixas relacionadas com o stress! (3). O stress, especialmente o stress crónico, prejudica gravemente a nossa saúde sendo a sua redução uma prioridade para todos nós.

O extracto de Bacopa possui um efeito calmante natural, ajudando o corpo a se adaptar às situações de stress que acorrem diáriamente. Um estudo realizado no Central Drug Research Institute na Índia demonstrou que o extracto padronizado de Bacopa monniera tem um efeito protector contra o stress agudo e crónico. Mais especificamente, reduziu os danos causados pelas úlceras do estômago e a actividade supra-renal. (4)


Propriedades Ansiolíticas e Antidepressivas: Como reduz o stress, automáticamente também reduz a ansiedade e os estados depressivos. Uma pesquisa publicada pela University of Michigan Health System mostra os efeitos psicológicos benéficos da bacopa, incluindo a redução dos estados depressivos e da ansiedade atribuídos ao aumento dos efeitos dos neurotransmissores da acetilcolina e possivelmente, da serotonina ou GABA. (5)


Propriedades benéficas para a Memória: Um pequeno estudo duplo-cego, de 12 semanas realizado no Laboratório de Neuropsicologia da School of Biophysical Science and Electrical Engineering na Austrália forneceu aos voluntários 300 miligramas de bacopa diariamente, enquanto os outros voluntários receberam um placebo. Antes do início do estudo, os investigadores testaram todos os voluntários tendo como referência o processamento Visual de informação, a memória e a velocidade de processamento de informações.

Os testes foram repetidos 5 e 12 semanas depois do início do estudo. Uma melhoria significativa entre os voluntários do grupo bacopa foi encontrada em comparação com aqueles no grupo do placebo, levando os pesquisadores a concluir que "pode melhorar os processos cognitivos que são criticamente dependentes da entrada de informações do nosso meio ambiente, tais como a aprendizagem e a memória."(6)


Propriedades Analgésicas: Um estudo publicado no Current Medicinal Chemistry demonstrou que a Bacopa monnieri além das propriedades antidepressivas, também possui uma capacidade de reduzir a dor comparável à morfina. O estudo também indicou que a planta ajuda a proteger os órgãos normalmente afetados pela toxicidade dos opiáceos como o cérebro, rins e coração. (9)


Transtorno do Déficit de atenção com Hiperatividade: Os bacosides presentes na Bacopa monnieri são tradicionalmente usados para melhorar a função cognitiva melhorando a transmissão dos impulsos nervosos, o que o torna promissor no tratamento do déficit de atenção/hiperatividade.

Num estudo clinico de 12 semanas, duplo-cego, randomizado, as crianças com TDAH que tomaram 50 miligramas de Bacopa duas vezes por dia mostraram uma melhoria significativa nos testes de controle mental, lógica e emparelhado associado à aprendizagem em relação às crianças que receberam placebo . A avaliação dos sujeitos do estudo só ocorreu 4 semanas após a interrupção do uso da Bacopa, indicando que a suplementação teve um efeito duradouro. (11)



Possíveis efeitos colaterais da Bacopa

O extrato da Bacopa é bem tolerado quando tomado em doses terapêuticas e por um curto período de tempo (até 12 semanas). As doses terapêuticas não estão associadas a nenhum efeito secundário grave, mas os efeitos colaterais menos graves podem incluir náuseas, cólicas, estômago inchado, diarreia, boca seca e / ou fadiga, especialmente quando tomado com o estômago vazio.

A Bacopa também pode ter um ligeiro efeito sedativo por isso há que ter muita atenção ao combiná-lo com outros sedativos, mesmo que de origem "natural". Também pode intensificar a actividade de fármacos-estimulantes da tiróide ou inibir a eficácia das drogas supressoras da tiróide.



A informação contida neste blog é meramente informativa e não pretende nem deve ser utilizada de forma alguma substituir o aconselhamento de um profissional de saúde.
Como qualquer outro suplemento, planta medicinal ou medicamento é necessário haver precaução na toma de substâncias que provoquem reacções químicas no nosso organismo. Como tal, um bom aconselhamento é sempre incentivado para que não ocorram situações inesperadas. Aconselhe-se com um profissional de saúde ou em último caso, faça uma investigação aprofundada antes de tomar qualquer produto, tudo em nome da sua segurança.


www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4564645
www.greenmedinfo.com/article/bacopa-monnieri-extract-prevents-neurochemical-alterations-associated-hepatic
(1) www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-761-bacopa.aspx?activeingredientid=761&activeingredientname=bacopa
(2) www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3897008
(3) www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3341916
(4) www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12957224
(5) www.uofmhealth.org/health-library/hn-4019005
(6) www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11498727?dopt=Abstract
(7) www.alzdiscovery.org/cognitive-vitality/report/bacopa-monnieri
(8) http://umm.edu/health/medical/altmed/condition/seizure-disorders

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d