Avançar para o conteúdo principal

Medicar crianças para sossegarem!

Segundo um artigo publicado na página mais-psi.com, o Conselho Nacional de Educação (CNE) ALERTA para a obsessão em ter as crianças mais atentas e sossegadas, com recurso a substâncias químicas, o que, segundo o CNE pode representar um condicionamento irreversível do desenvolvimento cognitivo e social da criança que nenhum medicamento poderá recuperar.

No relatório "Estado da Educação 2015", o presidente do CNE, David Justino, escreve que se tornou preocupante o consumo de substâncias estimulantes do sistema nervoso central, especialmente as orientadas para a superação de "supostos problemas" de hiperatividade e défice de atenção, referindo que: "O recurso cada vez mais generalizado ao metilfenidato (princípio ativo da designação comercial de Ritalina) reflecte um problema que não deverá ser menosprezado."


De acordo com o relatório Saúde Mental em Números 2015, as crianças portuguesas até aos 14 anos estão a consumir mais de cinco milhões de doses diárias de metilfenidato.
[Fonte: Lusa e Sic Noticias]


A grande preocupação e consequência da ingestão de medicamentos são os seus efeitos secundários, que infelizmente muitas vezes tratam-se de um mal menor, pois queiramos aceitar ou não, a medicação de síntese tem a sua validade terapêutica principalmente em estados agudos, no entanto, não é uma panaceia para todo o mal e quer a ingestão de um químico seja "natural" ou não deve ser sempre ponderada e feita com base em informações credíveis para evitar desconfortos desnecessários associados aos químicos sintéticos e não sintéticos!

Acredito que temos o dever de questionar sempre:
Valerão a pena todos aqueles efeitos colaterais?
Haverá algo mais que poderíamos tentar? 

Antes de mais, a Perturbação do Déficit de Atenção com Hiperatividade (PDAH) é o termo geral usado para descrever um problema neurocomportamental genético (causa mais provável) mais comum entre as crianças, mas que também afecta os adultos.

De forma muito simplista, as nossas células nervosas ou neurónios enviam mensageiros químicos para a frente e para trás chamados neurotransmissores. Estes mensageiros são os que dizem aos nossos corpos como pensar, como agir e como sentir. Alguns estudos afirmam que o PDAH é uma deficiência genética destes mensageiros químicos fazendo com que não se comuniquem adequadamente.

Algumas evidências apontam para o papel da dopamina na PDAH, pelo facto de ser um neurotransmissor importante que conduz os sinais entre os nervos no cérebro, estando ligada a muitas funções, incluindo o movimento, sono, humor, atenção e aprendizagem.
Além disso, a norepinefrina, uma hormona do stress, também é conhecida por afetar as partes do cérebro onde as acções de atenção e de resposta são controladas. O que se tem observado é que o aumento dos níveis de dopamina e de norepinefrina no cérebro têm demonstrado benefícios no tratamento sintomático da PDAH.

Existem igualmente vários factores ambientais que estão actualmente a ser estudados, como causas prováveis:

- Gravidez: fumo de cigarro, álcool e drogas durante a gravidez. Gestações difíceis, nascimentos prematuros e de baixo peso ao nascer também têm sido associadas ao transtorno.

- Toxinas: As crianças que estão em contacto com elevados níveis de chumbo derivado da tinta, por exemplo, podem estar em maior risco de desenvolver PDAH. Os PCB´s e outros produtos químicos tóxicos também estão associados ao desenvolvimento anormal do cérebro em crianças. Dos herbicídas e pesticidas nos alimentos a adjuvantes nocivos nas vacinas, as substâncias toxicas estão literalmente em toda parte e muitas pessoas sofrem de sobrecarga tóxica que pode resultar em sintomas de PDAH.

- Nutrição: Alguns pesquisadores sugerem que o açúcar e outros aditivos alimentares como conservantes e corantes artificiais desempenham um papel no desenvolvimento da doença.

- Lesão cerebral: uma pequena percentagem de crianças que sofreram lesões no lobo frontal também têm PDAH.


Quer se trate de genética, desequilíbrios hormonais ou factores ambientais, é difícil identificar a causa específica da PDA / PDAH. Provavelmente porque é uma combinação destes e de outros factores que contribuem para a causa.

A naturopatia como complemento à gestão da Perturbação do Déficit de Atenção com Hiperactividade concentra a sua atenção nos sintomas associados fornecendo ferramentas eficazes para a sua gestão num contexto menos agressivo.

Irei abordar o tema de forma mais aprofundada no dia 19 de Novembro de 2016 na Associação Semear Saúde em Tavira. Para comparecerem basta entrar em contacto com a Associação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d