Avançar para o conteúdo principal

Casos Clínicos

Caso Clínico 1

Paciente de sexo feminino com 46 anos.

Estado Clínico

Paciente com Depressão, ansiedade, insónia, obstipação e severas dores articulares.
A paciente apresentava dificuldade em dormir, estimando uma média de 2 horas de descanso por noite.
A obstipação bastante acentuada, evacuando de 5 em 5 dias, apresentando por isso dilatação abdominal.
A paciente tinha ainda um diálogo bastante agitado e confuso com grande sofrimento emocional que quando discutia era dominada por ataques de raiva e fúria, chegando a partir objectos.
Alimentação sem regras, sem cuidados para o tipo de patologias que apresenta.

Prescrição

Foi-lhe prescrito um suplemento de plantas e oligoelementos com o objectivo de servir de apoio nas perturbações de humor, esgotamento nervoso, mal-estar, stress e perturbações do sono.
Uma vez que também se encontrava num estado depressivo, foi-lhe recomendado um outro suplementos com plantas que actuam neste sentido.

Para as dores articulares, recomendou-se uma planta especifica para esse fim.

Para a obstipação, foi-lhe recomendado o uso de sementes de linhaça juntamente com sumos verdes com o intuito de lhe aumentar a ingestão de fibras promovendo a saúde intestinal de forma a ajudar a diminuir as cólicas, regular o trânsito intestinal e diminuir o inchaço abdominal.

A paciente sente muita dificuldade em beber agua, como tal foi-lhe sugerido beber infusões especificas com a finalidade de ajudar na obstipação, entre elas, a bardana, boldo, camomila, rábano negro e frângula.

2º Consulta

Após a aplicação das recomendações efectuadas na primeira consulta, a paciente relata que já dorme 5 a 7 horas diárias e que começou a evacuar dia sim, dia não, notando uma diferença dramática a nível da dilatação abdominal.
Sente-se mais forte emocionalmente e mais positiva.
Relata também que o cansaço diminuiu e que se sente muito mais enérgica. Quase que não sente dores articulares, à excepção da parte da manhã quando acorda.
O seu discurso está mais calmo, sereno, coerente e fluido.

Prescrição

Foi-lhe prescrito um probiótico de forma a recuperar a sua flora intestinal.
Recomendou-se igualmente a aplicação de uma massagem abdominal em sentido horário passando por pontos de acupressão específicos para facilitar o transito intestinal. Esta forma de acupunctura relaxa o abdómen, melhora e estimula os movimentos intestinais regulares.

Para a ansiedade, foi-lhe ensinado um exercício de visualização com tempos respiratórios específicos com a duração de 2 minutos. E retirou-se um dos suplementos para este fim.

Foi-lhe prescrito outro anti-inflamatório para reforçar o efeito do suplemento receitado na primeira consulta para as dores articulares.

A nível alimentar, foi-lhe recomendado aumentar o consumo de cereais e farinhas integrais, arroz integral, aveia, farelo de aveia integral e diminuir o consumo de produtos ricos em glúten.

Aumentar também o consumo de verduras, vegetais e frutas, especialmente em estado cru através de saladas ou batidos verdes. Consumir cereais de elevado teor de fibras diariamente, como as leguminosas.
Aumentar o consumo de água para 1,5l por dia, eliminando o consumo de café, lacticínios, álcool e carnes vermelhas, dando preferencia ao peixe. 
E evitar todo o tipo de alimentos processados ricos em açúcar, sendo de extrema importância o estabelecimento de horários regulares para as refeições.

Bebida para a Obstipação:

½ chávena de sumo de ameixa com 1 colher de sopa de sumo de limão diluído num copo de água mineral. 
Beber esta mistura antes de dormir.

Sugestões de estilo de vida:

• Aumentar a actividade física. O exercício ajuda a estimular as contracções intestinais. Andar a pé, de bicicleta ou nadar, são boas opções.

• Todos os dias e sempre à mesma hora dispor de algum tempo para estar relaxada no WC de modo a começar a “educar” o intestino.

3º Consulta

Na 3ª consulta, a paciente já não apresentava sintomas depressivos nem de ansiedade. Da mesma forma, também já não sofria de obstipação passando a evacuar diariamente.
Refere também que já não sente dores nenhumas a nível articular, nem mesmo de manhã ao acordar.
Visualmente, a paciente apresentou-se calma, equilibrada e centrada.
Passou a dormir 8 horas seguidas por noite e acorda cheia de vitalidade.
De momento não apresenta mais nenhuma queixa, no entanto, será seguida inicialmente de 3 em 3 meses para se fazer um acompanhamento do seu progresso.

Caso Clínico 2

Paciente de sexo masculino com 36 anos.

Estado Clínico

Paciente com ansiedade, insónia, obstipação e osteoporose diagnosticada.
O paciente apresentava dificuldade em dormir, estimando uma média de 5 horas de descanso por noite.
Sofria de obstipação, evacuando de 3 em 3 dias com muita flatulência.
O paciente apresentava-se cansado, desanimado e numa postura de defesa.
Alimentação sem regras e sem cuidados para o tipo de patologia que apresenta.

Prescrição:

Foi-lhe prescrito um suplemento de plantas e oligoelementos com o objectivo de servir de apoio nas perturbações do sistema nervoso, mal-estar e perturbações do sono.

Para a osteoporose recomendou-se uma planta e um suplemento especifico para esse fim.

Retirou-se todos os lacticínios (manteiga, queijo, iogurte, leite, derivados de lacticínios...)

Para a obstipação, foi-lhe recomendado o uso de sementes de linhaça juntamente com sumos verdes com o intuito de lhe aumentar a ingestão de fibras promovendo a saúde intestinal de forma a ajudar a diminuir a flatulência e regular o trânsito intestinal.

2º Consulta

Após a aplicação das recomendações efectuadas na primeira consulta, o paciente relata que já dorme 7 horas diárias e que começou a evacuar dia sim, dia não, com grande redução da flatulência.

Relata também que o cansaço diminuiu e que se sente mais leve.

Prescrição:

Foi-lhe prescrito um probiótico de forma a recuperar a sua flora intestinal.

Realizou-se terapia com ventosas na zona abdominal para ajudar ao funcionamento do intestino.

Para a ansiedade, foi-lhe ensinado um exercício de respiração com a duração de 2 minutos.

A nível alimentar, foi-lhe recomendado aumentar o consumo de arroz integral, aveia, farelo de aveia integral e diminuir o consumo de produtos refinados.

Aumentar também o consumo de verduras, vegetais e frutas, especialmente em estado cru através de saladas ou batidos verdes. Consumir cereais de elevado teor de fibras diariamente, como as leguminosas.
Aumentar o consumo de água para 1,5l com limão por dia.

Sugestões de estilo de vida:

• Aumentar a actividade física. O exercício ajuda a estimular as contracções intestinais e a relaxar o sistema nervoso.


3º Consulta

Na 3ª consulta, a paciente já não apresentava sintomas de insónia nem de ansiedade.
Passou a evacuar 2 vezes ao dia, relatando sentir-se muito bem e cheio de energia.

De momento não apresenta mais nenhuma queixa. Será feita nova avaliação após 3 meses para acompanhar o estado da osteoporose.

4ª Consulta

O paciente apresentou os resultado do exame da densiometria óssea e verificou-se que passou de uma perda de -2,7 DP (osteoporose) para -1,9 DP (osteopénia). Factor indicativo que o seu quadro de osteoporose está-se a reverter.

Aconselhou-se a manter as alterações até então feitas e reduzir o consumo de carnes (vermelhas e brancas) para no máximo 3 vezes por semana em dias espaçados.

Caso Clínico 3

Paciente de sexo feminino com 34 anos.

Estado Clínico

Paciente com ansiedade, inquietação, obstipação e miomas múltiplos diagnosticados.
A paciente apresentava dificuldade em permanecer parada, tinha dores constantes baixo ventre e na lombar, dificuldade respiratória, (descrevia como sensação de falta de ar) e obstipação, evacuando apenas com a ajuda de laxativos.

Prescrição:

Foi-lhe prescrito um suplemento para o relaxamento do sistema nervoso, uma mistura de plantas para infusão com o objectivo de servir de apoio ao tratamento dos miomas e fizeram-se alterações alimentares.

Retirou-se todos os lacticínios (manteiga, queijo, iogurte, leite, derivados de lacticínios...) permanecendo unicamente o consumo moderado de queijo fresco de cabra

Para a obstipação, foi-lhe recomendado o uso de sementes de linhaça juntamente com sumos de beterraba e o extracto de uma planta medicinal com o intuito de promover a melhoria da saúde intestinal de forma a ajudar a regular o trânsito intestinal.

2º Consulta

Após 3 meses, a paciente apresentou no exame de ginecologia, uma redução para metade do tamanho dos miomas, além de referir que se sente como nova. Muita energia, boa disposição e sem qualquer sensação de falta de ar.

Relata, também, que passou a evacuar diariamente.

A paciente continua a ser acompanhada.

Caso Clínico 4

Paciente de sexo feminino com 39 anos.

Estado Clínico

Paciente fisicamente activa, com retenção de líquidos, bom funcionamento intestinal e queixas de pernas pesadas com varizes recentes.

A paciente apresentava dor e parestesias (sensações cutâneas como formigamento, pressão, frio) quando se encontrava muito tempo parada, o que a incomodava muito.

Prescrição:

Foi-lhe recomendado uma infusão específica remineralizante que facilita ao mesmo tempo a eliminação de líquidos.

Retirou-se todos os lacticínios (manteiga, queijo, iogurte, leite, derivados de lacticínios...) permanecendo unicamente o consumo moderado de queijo fresco de cabra

Começou também a fazer semanalmente manipulação do tecido conjuntivo.

Após 1 mês:

A paciente relatou que se sentia leve, as dores tinham desaparecido e sentia muito mais energia. A olho nu o aspecto das varizes melhorou drasticamente assim como a retenção de líquidos.

A paciente continua a fazer tratamento de 15 em 15 dias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d