Avançar para o conteúdo principal

Maca - Lepidium meyenii

Imagem retirada do Google
Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais se descobre que a natureza com toda a sua pureza e simplicidade fornece-nos tudo o que necessitamos para termos saúde em todos os níveis. Um exemplo disso é a Maca peruana, que apesar de conhecida e muito utilizada pelos povos antigos, só há poucos anos é que começou a ser reconhecida pelas suas propriedades medicinais.

É verdade que a ciência nos ajuda muito a validar o conhecimento empírico, mas é verdadeiramente magnifico observar que praticamente todo o conhecimento empírico relacionado com as plantas medicinais tem vindo a ser comprovado cientificamente dia após dia...conhecimento que o povo adquiriu pela experiência, pela tradição...mas nós, somos mais finos...precisamos que a ciência nos dê o O.K. - o.k., aqui utilizei um pouco de ironia! Pois, é verdade que a ciência nos trás muitos benefícios, mas não nos podemos entregar 100% a ela porque o que é uma verdade cientifica hoje amanhã já não o é. O tabaco quando surgiu não foi para fins medicinais?? e agora??...

Como estava a dizer, a Maca peruana é um tubérculo semelhante a um rabanete e é originária da Cordilheira dos Andes.

A Maca ou ginseng peruano - como também é conhecida - apresenta propriedades magnificas, especialmente a nível do sistema endócrino - tem a capacidade de regular e dar suporte ao sistema hormonal e diminuir os níveis de colesterol. É um alimento adaptogénico por excelência, ou seja, ajuda o organismo a adaptar-se a níveis elevados de stress, estimula o sistema imunitário, regula o metabolismo, aumenta os níveis de energia e performance sexual porque aumenta a líbido, a sensação de bem-estar emocional, muito útil nos problemas de infertilidade e extremamente rica em minerais, vitaminas e proteínas, contendo muitos aminoácidos essenciais, sendo particularmente rica em cálcio e magnésio.

Houve uma altura em que me encontrava extremamente cansada. Eram as noites em que dormia pouco, o pequeno chefe que estava sempre a pedir maminha, as exigências intelectuais diárias...enfim, estava K.O.. Então resolvi tomar a maca e os resultados foram verdadeiramente significativos, passado três dias começei a sentir mais energia, sentia-me mais relaxada e tranquila, senti mesmo um bem estar geral, então fiquei fã!!

No últimos tempos diversos estudos têm concentrado os seus esforços na análise da Maca para ser utilizada em tratamentos hormonais porque apresenta moléculas que possuem a mesma estrutura que as hormonas naturais, tanto do homem como da mulher, sendo excelente como regulador hormonal durante a menopausa e para as mulheres que sofrem de Síndroma Pré-Menstrual.

A Maca não contém hormonas mas possui um conjunto de nutrientes que suportam directamente o sistema endócrino e ajudam as glândulas a produzir as hormonas vitais em doses precisas pré-determinadas por cada organismo em particular, de acordo com as suas necessidades únicas. Contém formas naturais de esteróides sendo particularmente interessante para os que sofrem de fadiga crónica ou depressão.

Curiosidade: Reza a lenda que durante o apogeu do império Inca, o exército incluía raiz de maca na sua alimentação antes de ir para as batalhas, o que tornava os soldados extremamente viris.
Além disso, os guerreiros que se destacassem em combate recebiam maca como 
prémio pelos seus feitos heróicos.


Princípios activos principais:

- Flavonóides e antocianinas com acção antioxidante.
- Saponinas com acção hormonal que estimulam a libido e a espermatogénese
- Glucosinatos que impedem a formação de células cancerígenas.


Principais propriedades


Efeito afrodisíaco

- Diminui a infertilidade, principalmente masculina, aumentando o número de espermatozoides.
- Funciona como afrodisíaco em ambos os sexos, sem alterar os níveis séricos (no sangue) de testosterona, estradiol e outras hormonas (LH, FSH e prolactina). Reduz ainda a disfunção sexual (falta de libido e ejaculação retardada) que pode ser provocada pela utilização de antidepressivos.

Um estudo publicado no Asian Journal of Andrology e conduzido por um pesquisador da Universidade Peruana Cayetano Heredia, no Peru, observou os efeitos da maca em homens com idades entre 24 e 44 anos durante quatro meses. Os resultados mostraram aumento da quantidade de sémen, na contagem de espermatozoides e na sua motilidade.

Outras pesquisas sugerem que a ingestão do tubérculo reduz os níveis de stress e ansiedade do indivíduo. Acredita-se que o alimento tenha acção sobre o hipotálamo e glândulas suprarrenais, o que lhe confere tais efeitos estimulantes.

Num estudo realizado em 2008 pelo Departamento de Psiquiatria do Massachusetts General Hospital, de Boston (EUA), foi confirmado que a maca pode anular a disfunção sexual causada por antidepressivos (ISRS).


Coadjuvante no diabetes

A maca peruana pode prevenir o desenvolvimento do diabetes de duas maneiras.

1- Diminui a velocidade da absorção de glicose pelo corpo graças ao alto teor de fibras

2- Inibe a acção de uma enzima que actua no processo de digestão, o que evita a libertação de grandes quantidades de insulina de uma só vez, podendo resultar na resistência à insulina.


Benéfica para o coração

A maca peruana contém omega 3, que protege a saúde cardiovascular graças a seu efeito vasodilatador e regulador do colesterol. O omega 9 nela presente também actua sobre o colesterol, diminuindo o colesterol mau (LDL) e aumentando as taxas do bom colesterol (HDL).

Muito útil na menopausa

A maca alivia os sintomas comuns da menopausa, como os afrontamentos, a fadiga, aumenta a libido das mulheres menopáusicas e actua como barreira contra a desidratação da pele.

Segundo um estudo publicado em 2008 na revista Menopause, 14 mulheres tomaram 3,5 g de maca durante 6 semanas, obtendo reduções significativas na ansiedade, depressão e disfunção sexual.



Precauções a ter: Contra-indicada em doentes com problemas renais. Deve ser utilizada com cautela durante a gravidez por poder causar contracções uterinas devido ao seu princípio activo apiol.


Naturopata Vera Belchior (N.D.)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mercúrio presente no marisco e no peixe aumenta risco para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Um estudo recente em 518 pessoas constatou que elevados níveis de mercúrio no corpo associado ao consumo de peixe e marisco aumenta o risco de desenvolver a doença de Lou Gehrig (ELA), uma doença neurodegenerativa que leva à paralisia e à morte. Entender os factores de risco da esclerose lateral amiotrófica possibilita-nos realizar alterações no nosso estilo de vida, como por exemplo, evitar o consumo de peixes e moluscos, de forma a prevenir esta doença e diminuir a incidência a longo prazo. Nota de pesquisa:  Pesquisas epidemiológicas como essa podem revelar novos factores comportamentais humanos ou exposições ambientais que nos levam à doença. Estudos a nível da população também podem fornecer uma visão ampla de como a doença se desenvolve em seres humanos que não teria sido prontamente descoberto em estudos animais ou celulares. Stommel E, Chen C, Caller T, et al. Fish consumption, mercury levels, and amyotrophic lateral sclerosis (ALS). Paper pr

O que levas para comer na Praia?!?

Que a praia abre o apetite já todos nós sabemos mas e que tal pôr a boa da bola de berlim (cheia de açúcar e gorduras trans que inflamam as células do nosso corpo) de lado e substitui-la por snacks saudáveis, nutritivos e de fácil assimilação?!? Deixo-vos a sugestão do snack que levámos hoje para a praia: Agora vamos escrutinar os ingredientes... - A boa da Laranja (se for algarvia então...) : Todos nós conhecemos a laranja pela sua riqueza em vitamina C, mas ela oferece um leque bem maior de nutrientes que vão além desta vitamina. É nutricionalmente rica em ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectinas e flavonóides que aumentam o seu valor nutritivo. Depois de tudo isso, ainda é super antioxidante. Possui 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides com propriedades anti-inflamatórias, anti-tumorais e que inibem a formação de coágulos sanguíneos. Como consequência é extremamente útil para quem quer controlar

Queres aprender a fazer uma Tintura de Gengibre?

Os benefícios do Gengibre já são há muito tempo conhecidos e cada vez mais estudados. Servem para inúmeras situações de doença com resultados extraordinários. Aqui, vou-te ensinar a fazer uma tintura de gengibre para que tenhas sempre esta incrivel raíz pronta a tomar em qualquer ocasião mas antes, espreita apenas alguns dos seus principais efeitos medicinais: Anti-Fungico – O Gengibre tem propriedades anti-fúngicas proeminentes contra uma vasta gama de fungos. Mycoses.  2003 Feb;46(1-2):29-37. Cancro - Vários estudos têm demonstrado a capacidade do gengibre para combater inúmeros tipos de células cancerígenas, incluindo da mama, cólon, pâncreas, próstata e cancro da pele. Pharmazie. 2008 Oct;63(10):774-6. Chem Biol Interact. 2009 Sep 14;181(1):77-84. doi: 10.1016/j.cbi.2009.05.012. Epub 2009 May 27. Mol Nutr Food Res. 2007 Dec;51(12):1492-502. Yonsei Med J. 2006 Oct 31;47(5):688-97. Gingerol inhibits metastasis of MDA-MB-231 human breast cancer cells Prevenção d